Copyright © La Vie de Gui
Design by Dzignine
lundi 30 juillet 2012

Dia 2 - Vichy



Finalmente, acordando em Bellerive!

Acordei às 7h00, hoje era o primeiro dia no Cavilam (escola em Vichy onde irei fazer meu curso de francês, e a maioria dos centraliens também), então meu père me levaria de carro à escola, ele me disse que normalmente às segundas-feiras nossa aula será somente de tarde, mas como hoje era meu primeiro dia eu ia ter que fazer um exame de nivelamento para ver a turma que eu iria cair, além de que o pessoal iria nos recepcionar e "apresentar" o Cavilam.

Bem, depois de uns 5 minutos (dessa vez pudemos passar pela ponte de boa, porque ela só está em reforma no sentido contrário) chegamos ao Cavilam, ele me dropou lá na entrada e combinou que às 16h00 ele voltaria para me buscar, normalmente às segunda-feiras existe um tour por Vichy às 16h00 (depois da aula) mas dessa vez seria mais tarde (às 19h00) então ele perguntou se eu poderia ir na outra semana, que seria melhor por causa do jantar, etc. Concordei, sem problemas.

Bão! Tava morrendo de sono, ai começaram a falar tudo em francês não entendi nadica! Mas tava desencanado, haha. Aí começaram a falar em inglês (muito bom, muito bom!) e a coisa começou a fluir um pouco, preenchi a ficha lá com as minhas informações (a gente tava numa sala sentando em mesa com 4 quatro pessoas, e tinha umas 100 pessoas na sala toda), depois de preencher as coisas e talz começou o teste. Bem, vou dizer como foi meu teste: engraçado. Começava com a parte oral, quando me dei conta que tava rolando o teste oral, o teste já tinha acabado. Chutei qualquer coisa, AAHUAHUHUA. Aí fiz o que dava no teste escrito que era meio tosco em algumas partes e escrevi uma redação tosca.

Então cai no B1, é como se fosse um nível iniciante quase intermediário (eu acho né, haha). Aí depois tem B1 plus, B2, etc... Depois do teste rolou uma apresentação da parte cultural da escola, veio a equipe com aquela galerinha super animada de psicólogas e sei lá mais o que falar dos passeio e das coisas. Ah, também tive que escolher um atheliê, que é a nossa aula de tarde, como se fosse um "curso". Escolhi comunicação oral (tinha comunicação escrita, teatro, gramática, vocabulário...).

Enfim, peguei minha carteirinha e nesse hora encontrei uns brasileiros, galera da Poli e talz. Bom, fomos então bandejar, haha. O bandejão estava razoável, era um macarrão sem molho, com uns legumes sortidos cortados em cubos bem pequenos além de um frango deveras bom. O interessante é que você tem direito a uma baguette (pequena), um queijo (camembert, je t'aime!), uma entrada (salada, salame, salame bizarro, etc.) e uma sobremesa (mousse, fruta podre, donuts...) e, claramente, o prato principal. O legal é que não tem suco, mas você pode pegar uma jarra de água (olha que legal!).

Bom depois de almoçarmos, finalmente encontrei a galera da Unicamp, trocamo uma ideia firmeza lá, mano! Haha, aí fui para magnífica aula que ficava em outro prédio (College) no quinto andar (e, maravilhosamente, o elevador estava quebrado! Olha que massa, não?). A aula foi de boa apesar de que não lembrava nem como fala "Eu me chamo Guilherme", e como é difícil pronunciar meu nome pros franceses, haha. Acabada a aula fiquei esperando meu père que não chegava nunca (se os franceses são pontuais eu juro que não sei, só a bomba do meu trem que saiu antes, porque de resto...). Quando era quase quatro e meia meu pai colou lá no Cavilam para me buscar com uma moto (não-poluente!), e voltamos para casa.

Chegando em casa eu dormir e só acordei para jantar, entrei na net um pouquito para falar com a famia, e contar as coisas e depois voltei a dormir (jetlag, je t'aime aussi! Mais non).

Et voilá! Estou há um dia na França, haha. (:

À demain !

0 commentaires:

Enregistrer un commentaire