Copyright © La Vie de Gui
Design by Dzignine
mercredi 22 août 2012

Dia 25 - Vichy



Sem muita coisa hoje, fizemos um piquenique no horário do almoço, foi bem legal, dar uma relaxada e minha professora falou bastante coisas, sobre a vida no geral na França e talz. Descobri que ela é amiga do meu professor do atelie, haha. E que ela fala russo, alemão, inglês além do francês. Fez letra e geografia, haha.

Após a aula do ateliê, fomos fazer a bendita prova. A prova era dividida em três partes, a primeira oral com 20 questões, começava bem ridículo era tão engraçado que a galera começou a rachar. Imagina o cara falava em francês: "Há quantos dias você está na França". Aí a primeira alternativa era: "Cada dia", HAUHUAHUAHUA, depois era "Todos os dias", HAUHUAHUAUAUHAHU, e finalmente "Há 3 dias". Mas depois começou a complicar tanto que eu mal conseguia entender o que tava perguntando. Bom, depois teve mais 60 questões divididas em estrutura do texto e de compreensão escrita, no final, os textos eram bem grandinhos, parecia que eu tava fazendo um ENEM em francês. Hehe. Acho que deu para ir bem. Vamos ver...

Para hoje nada demais, choveu um bocado de tarde, e achei a bola de badminton na árvore e fiquei jogando com o Maxu infinito, haha. Depois do jantar joguei um jogo muito engraçado com meu pai que chama Kokuli (ou algo assim), é um jogo de tabuleiro de estratégia, ganhei as três vezes, haha. Após o jogo ainda jogamos dama (fazia tempo que eu não jogava, mas joguei bem), não ganhei, declarei empatado, mas eu tinha muito mais peças que ele, haha, enfim. É isso, tô morto, banho, estudar, tarefa, dormir.

Achei legal também hoje na aula que fomos fazer atividade no laboratório, e em um dos vídeos falava sobre um dialeto que estava em vias de morrer e teve uma coisa interessante que rolou na aula, o cara falava que ele utilizava a palavra francesa poteau (poste), nesse dialeto dele, porque não existia uma palavra para poste. Com isso, minha professora comentou que como a língua é o "reflexo dos nossos olhos", quando esse dialeto foi "criado", não existia luz, etc. Afinal eles não eram "civilizados", com a chegada dos franceses começou a desenvolver tais coisas como energia elétrica, etc. Por isso não existia a palavra poste. Aí ela comentou por exemplo que no polo norte, existe mais de 20 palavras para neve, tipo porque lá eles dão uma grande importância para isso, e as diferenciam e aqui na França (como, acredito eu, em muitos lugares) só existe uma palavra para neve. Hehe, muito massa, algo para se refleti. ;)

Em uma aula que falamos sobre clichês, preconceitos ou algo desse tipo a professora mostrou essa música.


Bem dahorinha. ;)

Aquele beijo!

0 commentaires:

Enregistrer un commentaire